O primeiro dia do Vestibular UFSM 2014 começou tranquilo. O trânsito apresentou fluxo intenso nas rodovias que dão acesso ao Campus, em Camobi, mas não houve congestionamentos ou acidentes que pudessem prejudicar a chegada dos candidatos aos locais de prova, de acordo com o boletim da assessoria de imprensa da Coperves.
>> No seu smartphone, acesse vestibulog.com.br
No Centro também não houve nenhuma ocorrência de acidentes, de acordo com boletim da A Gerência Municipal de Trânsito (GMT). O local com maior concentração de candidatos é o Centro Universitário Franciscano, no conjunto 3, entre as ruas Silva Jardim e Andradas. O trecho da Rua Duque de Caxias que passa por estas ruas teve o trânsito bloqueado, para garantir espaço para os candidatos aguardarem a abertura do portão - entrada lateral do campus.
>> Reitora da UFSM: Reserva de 20% de vagas para o PS, caso UFSM opte pelo Enem
Pontualmente às 13h30min os portões de todos os locais de prova foram abertos, para que os candidatos fossem para as suas salas. Às 14h deu o sinal, marcando o início das provas, que vão até às 18h20min.
>> Confira a cobertura ao vivo
O tema da prova do primeiro foi alimentação e cultura, com a justificativa "A cultura influencia diretamente as escolhas dos alimentos diários, ao mesmo tempo em que as práticas de alimentação contribuem para constituir identidades dos grupos sociais. As questões abordaram diversos gêneros alimentícios em contextos sócio-históricos, ambientais, econômicos, políticos, artísticos e humanos, contemplando diferentes épocas e lugares. Na avaliação dos vestibulandos, tanto o tema como as provas foram acessíveis.
O primeiro dia de prova do Vestibular 2014 teve 16,66% de abstenções no Processo Seletivo Único. Já no Processo Seletivo Seriado, o índice de abstenção foi de 8,46.
A divulgação do gabarito, anteriormente prevista para as 20h foi transferida para às 21h devido ao atraso no início das provas em Alegrete. O município teve uma queda de luz generalizada, o que atrasou em uma hora o início das provas em relação ao município-sede e demais cidades onde as provas da UFSM estão sendo aplicadas.
"